Quer ter uma vida saudável? Adote um cão!


Precisa de uma pequena ajuda com sua saúde? Pegue um cachorro! Cães são considerados os melhores amigos do homem. Mas você sabia que ter um cachorro lhe dá vários benefícios para a saúde?

Em estudos realizados por profissionais médicos, os donos de cães se beneficiam da presença de seus animais de estimação de várias maneiras:

1) Melhor saúde cardiovascular

Está comprovado, os donos de cães têm pressão arterial e colesterol mais baixos do que as pessoas comuns. Esses fatores reduzem a chance de doenças cardiovasculares. Acariciar um animal de estimação, ajuda a reduzir a pressão arterial.

Um estudo da Universidade do Estado de Nova York, comprovou que esses benefícios continuam mesmo sem que o animal de estimação esteja por perto. O teste foi feito com um grupo de corretores com hipertensão. Eles concluíram, que apenas ser dono de um animal de estimação, pode diminuir a pressão arterial.

Os donos de cães também têm níveis de colesterol no sangue inferiores ao normal. Cinco mil e quatrocentos pessoas foram testadas pelo Baker Medical Research Institute, da Austrália e os resultados mostraram que os donos de animais de estimação, não apenas têm pressão arterial mais baixa, mas também níveis mais baixos de triglicérides e colesterol, em comparação com pessoas que não possuíam nenhum animal de estimação.



2) Tempo de recuperação mais rápido e maiores taxas de sobrevivência

Estudos hospitalares descobriram que idosos e pessoas recém operadas, responderam melhor ao tratamento e melhoraram rapidamente, enquanto estavam em contato com cães e outros animais de terapia. Apenas acariciar um cão pode ser relaxante e terapêutico para a recuperação de pacientes.

Além disso, os donos de cães têm uma maior chance de sobreviver, depois de sofrer de uma doença grave. Vários estudos descobriram que os donos de animais que sofreram um ataque cardíaco, eram mais propensos a estar vivos, um ano depois de terem alta do hospital do que aqueles que não possuíam animais de estimação.

Outro estudo de Nova York, descobriu que os animais de estimação contribuíam com sua taxa de sobrevivência mais ainda, do que a presença ou companhia de familiares ou amigos.

3) Menos visitas ao médico

Estudos realizados em Cambridge e UCLA, comprovaram que, possuir um animal de estimação, corresponde à melhora geral da saúde e menor necessidade de visitas hospitalares. Um estudo do Medicare, sobre seus pacientes idosos também descobriu que aqueles que possuem cães visitam menos o médico, do que aqueles que não têm um animal de estimação.

4) Bem-Estar Mental

Pacientes que têm cães também são conhecidos por terem melhor saúde emocional do que seus pares. Eles oferecem amor e afeto incondicional; sua presença por si só ajuda a reduzir a solidão para pessoas doentes que de outra forma foram isoladas. Vários estudos de pessoas com doenças graves mostraram que o estresse de combater a doença é significativamente reduzido quando eles tinham um cão como companhia.

Como você pode ver, ter um cachorro é um grande investimento, pela alegria que você tem de possuir um e os benefícios para a saúde que você pode receber. Então, saia e pegue um cachorro!


Quer ver mais conteúdo sobre adoção, comportamento e cuidados de cães. Compre o e-book Para os Amantes de Cães. Custa só R$ 10,00 e a renda é 100% revertida para o Projeto Care, que assiste e alimenta animais abandonados. Saiba mais.


4 visualizações

©2020 por Care Assistência e Refúgio.