Qual a melhor ração para seu gato.

Atualizado: Jun 5


Ter um bichano pela casa é uma alegria para os donos. Cada felino tem seu charme peculiar e garante momentos de alegria para todos os moradores da casa.

A manutenção de um gato tem um custo relativamente baixo, se comparado ao cão, e cuidar da saúde do seu gato desde o início, pode garantir longos anos de vida saudável e feliz.


Apesar de disto, alguns cuidados básicos como vacinação, assepsia e alimentação correta dos gatos são frequentemente negligenciados.

Mas vamos falar especificamente da alimentação. Escolher com cuidado a ração para seu gato, é essencial para a saúde do seu animal, além de garantir uma pelagem brilhante e viçosa.


Os gatos têm necessidades nutricionais ligeiramente diferentes e estas particularidades devem ser observadas na hora de comprar ração. Um gato filhote ou uma gata em gestação, por exemplo, tem maior necessidade proteica que um gato adulto. Já o gato castrado é mais sedentário, então precisará consumir uma ração mais balanceada, para evitar que fique obeso.


Mas existem algumas regras gerais que devem ser consideradas, na hora de comprar a ração:

· Os gatos, assim como os humanos necessitam de uma alimentação balanceada, rica em proteínas, gorduras e carboidratos. Mas sendo os gatos carnívoros, sua maior necessidade nutricional são as proteínas.

· A carne de frango é mais saudável que a carne bovina. Mas seja qual for o sabor escolhido, o mais importante é ficar atento as informações nutricionais, para garantir que não esteja comprando um subproduto de carne, ou os famosos “sabor artificial de”.

· Outros componentes a se evitar, são os conservantes e corantes. O alto teor de corantes presentes em muitas rações, são responsáveis por obesidade e doenças do trato urinário. Já doenças como diabetes e insuficiência renal podem ser contraídas através de ingestão de hidrato de carbono, também presentes na maioria das rações mais baratas.

· As proteínas vegetais não devem ser utilizadas para alimentar seu gato, por que ao contrário dos humanos, não possuem a enzima específica para digerir este tipo de proteína e podem contrair doenças. As proteínas vegetais estão presentes nas rações do tipo Standard.

Você deve comprar a ração adequada ao momento de seu gato: filhote, castrado, idoso, ou especifica para a dieta prescrita pelo veterinário, se for o caso. Mas na hora de escolher, considere as informações nutricionais presentes na embalagem. Não se esqueça também de seguir a quantidade recomendada pelo veterinário e servir as refeições sempre nos mesmos horários.


As rações são classificadas em 3 categorias, sendo as Super Premium, mais caras e as Standard, mais acessíveis.


Algumas informações podem te ajudar a decidir qual a melhor ração para seu felino. Mas vale lembrar que na balança custo-benefício, é sempre bom considerar pagar um pouco mais pela ração agora, para economizar com consultas, exames e remédios no futuro.


Super Premium

São as mais caras, mas também as mais recomendadas pelos veterinários. Possuem em sua maioria, 100% de proteína animal, ou seja, não tem proteína vegetal, sendo melhor diferidas pelos felinos. Também não tem corantes e conservantes. Utiliza cortes nobres de carne bovina, frango ou peixe. Dê preferência a esta ração, especialmente em caso de gatos idosos ou gatas gestantes.


Premium

Preço intermediário

Possui proteína animal de alta qualidade, apesar de utilizar também, em pequena quantidade a proteína vegetal. Assim como a Super Premium, proporciona uma dieta de boa digestão aos gatos. Esta ração possui preço intermediário e também são recomendadas pelos veterinários.

Standard

É composta por proteína animal e vegetal, o que dificulta a digestão. Também possuem elevado teor de corantes e conservantes em sua composição, que prejudicam a saúde de seu gato. Por ter baixo valor nutricional, faz com que o gato necessite comer mais vezes durante o dia, para absorver os nutrientes necessários. Por este motivo, a economia no mercado, não compensa, pois você precisará comprar maior quantidade, para saciar seu gato.

Estas são apenas algumas considerações a respeito de rações. Mas nunca se esqueça de pedir a orientação de seu veterinário, principalmente, se seu gato tiver algum problema de saúde e precisar de alguma dieta especial.


Não se esqueça de oferecer sempre água limpa e ração fresca a seu gato. Os gatos são sempre muito criteriosos e não gostam de comer ração que sobrou da refeição anterior. Uma boa dica é colocar uma quantidade menor e repetir se for necessário, evitando desperdício.

5 visualizações

©2020 por Care Assistência e Refúgio.