Por que alguns cães mordem?


As estatísticas mostram que mais de 500 pessoas, sofrem ataques de cães todo ano no Brasil. Mas este número pode subir, e muito, se considerarmos que muitas pessoas são mordidas dentro de casa, por seus próprios cães e por isto, não denunciam.

Ocorre, que a maioria das mordidas de nossos cães acontecem de forma acidental, em situações atípicas e em momentos de tensão e adrenalina. É justamente sobre estas mordidas que quero falar.

Mas, por que alguns cães mordem?

De acordo com os especialistas, as principais razões pelas quais os cães podem morder, são as seguintes:

1. Excitação

Quando alguém brinca com seu cão, a tendência do cão é ficar excitado, e porque os cães não têm mãos para usar ao brincar, eles usam a boca para agarrar as coisas. Quando isso acontece, há a tendência de que o cão possa acidentalmente machucar pessoas, sem a intenção de fazer nada prejudicial.

2. Proteção

Cães podem ser muito possessivos, então, sempre que ele quiser proteger algo que ele possui, ele vai morder quem ameaça tirá-lo dele. Assim, quando as pessoas se aproximam da propriedade do cão, a tendência do cão é morder para fazer a pessoa deixar sua propriedade em paz.

3. Dor

Quando o cão não está se sentindo bem, ele não entende por que ele está se sentindo assim. Portanto, quando uma pessoa, mesmo que seja seu mestre, toca nele, ele pode pensar que é a pessoa que causa a dor e por isso sua tendência é revidar mordendo.

4. Medo

Cães às vezes têm medo como os humanos. É por isso que quando alguém o assusta, a única proteção conhecida do cão para si mesmo é morder de volta.

O melhor é evitar essas situações e deixar o cachorro em paz. O problema com tantas pessoas é que elas querem sempre brincar com seu cão sem saber como e quando os cães devem ser deixados sozinhos.

Como os humanos, os cães também têm sentimentos. Quando esses sentimentos estão confusos, sua única proteção, de acordo com seu ponto de vista, é morder, porque eles não conseguem entender a situação logicamente. Portanto, cabe ao humano, usar todo o seu bom senso, para lidar melhor com seu cão e evitar estes incidentes.

Trecho do E-book “Para os amantes de cães”

10 visualizações

©2020 por Care Assistência e Refúgio.