Como treinar seu cão a se sentar



Se você deseja adestrar seu filhote, pode começar com um truque simples: Sentar. 
Este exercício é recomendável apenas para cães filhotes, pois cães adultos terão dificuldades em manter o equilíbrio.

Para começar, prepare alguns petiscos para entregar como recompensa. 

Comece a praticar este exercício em um canto, para que ele não caia para trás ou para os lados, se perder o equilíbrio. Depois de algum treino, pode utilizar espaços abertos.

Faça contato visual com seu cachorro, então comece a dar o comando que deseja que ele obedeça. Não diga frase longa, utilize apenas uma palavra, para evitar que ele se confunda. Não mude seu tom, entre um comando e outro. 

Diga “sentar” e associe o comando a recompensa. Deixe que ele cheire e queira o petisco, então vá mostrando o petisco e ditando o comando para que ele compreenda.

No começo do treino, quando ditar o comando, ajude seu cão a executa-lo. Segure uma mão embaixo do queixo. Experimente empurrar levemente o peito do cão, evitando que ele se incline para frente, ao mesmo tempo force delicadamente o bumbum para baixo, para que ele compreenda o que deseja que ele faça. Repita sempre: Sentar!

Não precisa deixa-lo sentado por muito tempo, mas repita com frequência, até que ele assimile. Não se esqueça que sempre que conseguir o objetivo, deve recompensa-lo com o petisco. Resista a tentação de recompensa-lo pelo seu esforço. Dê o biscoito, apenas quando ele se sentar.

Nas primeiras tentativas, seu cão precisará de muita ajuda de sua mão, para impedi-lo de se inclinar, mas quando ele compreender o que você deseja e conseguir controlar seus músculos e se equilibrar, dependerá cada vez menos de sua mão.

Depois de algum tempo, basta que ele deixe sua mão na posição de auxilio, para que ele perceba que você vai impedir que ele se incline. E finalmente, você poderá retirar sua mão completamente.

O apoio para as costas é sempre útil no início do treinamento, até que ele tenha alcançado o equilíbrio, e não precise mais de apoio. 

Durante as lições, a palavra "sentar" ficará impressa em sua mente, através das constantes repetições. Depois de algum treino, você conseguirá que ele obedeça, assim que o chamar, mostrar um petisco e ditar o comando. Não se esqueça de sempre dar a ele o presente, enquanto ainda estiver na posição.

O treinamento terá acabado, quando conseguir que seu cão se sente, por muitas vezes, sem que haja uma recompensa a vista. 

Sentar-se é apenas a base para muitos outros truques. Você ainda pode ensina-lo a pedir, movendo sua mão para cima e para baixo, bem na frente das patas dele, ele deverá mover a pata, em sincronia com a sua. Ele também pode ser ensinado a saudar trazendo uma pata para o lado da cabeça. 

Não se esqueça, a estratégia para a aprendizagem de todos os truques deve vir sempre acompanhada da recompensa. E também muito importante são os elogios: Muito bem! Parabéns! Bom garoto! 
 
Este treinamento não pode ser estressante, por isto, não se apresse demais em obter os resultados. Com paciência e foco, será mais produtivo e divertido para todos!

3 visualizações

©2020 por Care Assistência e Refúgio.