Adestramento de cães - Usando recompensas no treino



Treinar cães usando recompensas, é reconhecidamente eficaz entre os cães domésticos e é o único método utilizado para treinamento de animais perigosos, como leões e tigres, que são utilizados em circos e indústria cinematográfica.



Apesar de haver muita polêmica sobre o assunto, o fato é, que a grande maioria de animais responde muito bem a este método.


As recompensas entregues aos animais, não precisam ser necessariamente comida. Pode ser um chamego, um tapinha na cabeça ou um arranhão atrás das orelhas ou palavras de elogio. O importante é que o cão seja recompensado, imediatamente, ao fazer a coisa certa.


O treinamento com recompensas se tornou cada vez mais popular nos últimos anos, mas esta estratégia funciona bem há milhares de anos, tanto entre animais, como em humanos.


Para entender o que torna este treinamento tão eficaz entre os animais, vamos relembrar a história de humanos e cães. Os cães mais antigos eram provavelmente filhotes de lobo que foram domados e usados ​​pelos primeiros humanos para proteção contra predadores, como sistemas de alarme e, posteriormente, para guardar e pastorear animais.


É possível que os filhotes de lobo que fizeram os melhores companheiros tenham sido os mais facilmente treinados, ou é possível, que esses primeiros cães tenham sido órfãos ou abandonados. Qualquer que seja sua origem, não há dúvida de que a vasta variedade de cães que vemos hoje, tenha sua origem no lobo.

As matilhas de lobos, como de cães selvagens, operam em uma hierarquia estrita de matilha.


Falando especificamente da matilha de cães, sabe-se que caçavam em grupo e esse tipo de hierarquia e a cooperação que ela traz são essenciais para a sobrevivência das espécies. Todo cão conhece seu lugar na matilha e, exceto em caso de morte ou lesão, a hierarquia, uma vez que é estabelecida, raramente muda. Portanto, todo cão é psicologicamente orientado a respeitar o líder da matilha.


A base de todo o bom treinamento do cão, incluindo o treinamento baseado em recompensa, é que o treinador se estabeleça como líder da matilha. O líder é mais do que apenas a parte dominante, é ele que diz a todos os outros o que fazer. O líder da matilha fornece liderança e proteção, e sua liderança é vital para o sucesso e a sobrevivência da matilha.


É importante que o cão reconheça o humano como o líder e respeite sua autoridade.

Alguns cães são muito mais fáceis de dominar do que outros. Se você observar um grupo de filhotes brincando por um tempo, reconhecerá rapidamente as personalidades dominantes e as submissas.


Um cão com uma personalidade mais submissa, geralmente é ainda mais fácil de treinar usando recompensa, já que ele não desejará desafiar o responsável pela liderança. Mas o método funciona muito bem, também com os cães dominantes e são raras a exceções de cães que não respondem bem a este método.


O uso de recompensas também se mostra eficaz em cães com problemas de comportamento, especialmente aqueles que sofreram maus-tratos no passado. Conseguir o respeito e a confiança de um cão maltratado pode ser muito difícil, e o uso de recompensa é o melhor método para iniciar um vínculo de confiança, cumplicidade e cooperação.


Não importa com que tipo de cão você esteja trabalhando, ou se optar por outros métodos de treinamento. Importante dizer que os métodos baseados no respeito e na confiança, e não na intimidação e no medo, são a melhor maneira de aproveitar o potencial de qualquer cão.







12 visualizações

©2020 por Care Assistência e Refúgio.